Uma nova moto esportiva está prestes a ganhar vida – e ela é chinesa. Antes que você revire os olhos com algum tipo de preconceito, vale lembrar que estamos falando de uma marca parceira da MV Agusta e da Harley-Davidson, além de dona da Benelli. Sim, é a QJ Motor.
Aliás, a empresa parece estar voltada à esportividade. Em 2022 ela fará sua estreia no Mundial de Motovelocidade, acelerando na Moto3, dois degraus abaixo da MotoGP, com uma 250 cc monocilíndrica fabricada pela KTM. E da supersport 600RR, o que podemos esperar?
Nova moto esportiva de 600 cc
A nova moto esportiva de 600 cc está bem próxima de virar realidade e já teve vários detalhes revelados. Até uma (única) imagem foi apresentada, exibindo a novidade sem qualquer mistério ou disfarce.
O motor terá como base o já conhecido propulsor de 4 cilindros em linha da Benelli TNT 600. Na naked, a usina de 599 cm³ entrega 81 cv e 5,3 kgf.m de potência e torque máximos, a 11.500 e 10.500 rpm. Tem duplo comando de válvulas (DOHC) e câmbio de 6 velocidades.
Para a esportiva teremos novidades. Provavelmente será um conjunto maior, de 650 cm³, totalmente revisto. Além de mais potente, deve atender aos mais exigentes protocolos de emissões, tal qual o Euro5. Porém, seus números ainda não foram revelados.
‘Visual racing’
Uma das armas da 600RR para conquistar fãs será o visual. Moderno e agressivo, terá até duas salientes asas laterais, ao melhor estilo Ducati Panigale V4S – ainda que aqui tenham um propósito totalmente estético.
A carenagem integral deixa um espaço para que o motor fique à mostra, ao lado de discretas saídas e entradas de ar. Outros destaques são a traseira curta e ascendente e o conjunto óptico, que terá iluminação full LED com indicador de posição diurna (DLR).
Veja também:
A nova moto esportiva da QJ Motor
Para finalizar, alguns ‘recursos premium’. A 600RR deve tela TFT de 5 polegadas, smartkey, freios Brembo e suspensões Marzocchi. Aliás, curiosamente, a QJ passará a fabricar componentes da Marzocchi em sua fábrica em Chequião (Zhejiang).
A expectativa é que a nova esportiva de 600 cilindradas seja lançada já nos primeiros meses de 2022, junto da estreia da marca no Mundial. Ou seja, muito em breve todos os detalhes sobre o modelo serão revelados. Até aqui a QJ foca suas vendas basicamente na China, mas a chegada na Moto3 deve abrir portas ao mercado global. Vamos aguardar.