Só quem é motociclista sabe o aperto que é ter um pneu furado. Significa o fim do passeio, atraso no trabalho, cancelamento da entrega ou, no pior dos casos, queda.
Se antigamente alguns modelos tinham opção de estepe, como os scooters Vespa, em breve teremos outra alternativa para resolver o problema. Isso porque uma empresa italiana promete acabar com o pneu furado na moto, com o Mousse.
Pneu furado na moto – Mousse
Aos que ainda não estão familiarizados com o mousse, o item nada mais é que uma espécie de borracha expandida. A grosso modo, uma espécie de ‘câmara maciça’ que não é preenchida por ar e, assim, resistente a furos.
Essa solução preenche quase todo o espaço normalmente ocupado pelo ar. Foi uma tecnologia criada para motos off-road, onde é instalada no lugar da câmara convencional.
Nas trilhas o mousse vai bem, sendo trocado diariamente. No entanto, para a rotina diária de uma moto em uso urbano, o material atinge altas temperaturas no asfalto. Esse fator causava um eventual esfarelamento do mousse, além de reduzir a vida útil. Isso até agora, porque a fabricante europeia promete ter mudado essa história.
Antes de tudo, vale ressaltar que apesar de sua aparência, o mousse não deve ser comparado ou substituído aos flutuadores de água. A prática de colocar os populares “espaguetes de piscina” nos pneus oferece riscos que você pode entender melhor neste post.
Veja também:
Risemousse B-Sure
A empresa italiana Risemousse desenvolveu um mousse para motos de rua. O item é feito em plástico expandido de polímeros com nanotecnologia. Trata-se de um composto que permite manter o desempenho durante o uso, mantendo sua densidade.
O produto é chamado de B-Sure e tem o formato de uma câmara de ar. Esse mousse preenche a maior parte do espaço dentro do pneu convencional, mas uma fina camada de ar (simulada em azul nas fotos) fica entre o item e o pneu. Se o composto furar, a pequena quantidade de ar escapa e o motociclista é avisado.
Como isso? O B-Sure conta com um sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Tudo isso conectado por Wi-fi a um pequeno painel, que fica instalado no guidão da moto. Desta forma, o condutor pode seguir rodando em velocidade reduzida, até encontrar um local de reparo.
O Risemousse B-Sure foi apresentado durante o último Salão de Milão (EICMA) 2021 e vai estar disponível na Europa no segundo semestre deste ano. Será vendido em diversas medidas, com preços variando entre 60 a 110 euros para motos de rua (na faixa dos R$ 366 a R$ 672 em conversão direta). Infelizmente ainda existe previsão de vendas no Brasil.