No dia 23 de março começa o Campeonato Brasileiro de Motocross em Cornélio Procópio, no Paraná – uma das competições mais esperadas pelos fãs da modalidade. Antes mesmo de arrumar as malas para viajar ao Sul do Brasil, os pilotos que participarão devem ficar atentos às mudanças no regulamento do BRMX.
Segundo informações da CBM, a competição seguirá a mesma linha adotada nos campeonatos italiano e espanhol na modalidade. “Até 2017, o piloto precisava completar 50% da prova. Hoje é necessário fazer 75% do número total de voltas completas pelo vencedor para ter direito a pontuação e a premiação”, afirma Wesley Magalhães, diretor de Motocross da CBM.
“Esta modificação tem como finalidade proporcionar um espetáculo a mais aos que assistem às corridas. Elaboramos o regulamento com maioria dos pilotos, principalmente da MX1 e MX2. Isso para que a competição beneficie não só os pilotos, mas também patrocinadores e os amantes do esporte, através de um campeonato mais organizado e bonito de se ver”, comentou.
Em qualquer uma das classes previstas no artigo 3º do Campeonato Brasileiro de Motocross 2018, o piloto deverá ter completado a idade necessária até o dia 01 de janeiro de 2018, tanto para a mínima ou a máxima.
50cc, 65cc, 230cc e MXJR | Fundo branco e número preto |
MX2JR | Fundo azul e numero branco |
MX2/ MXF | Fundo preto e número branco |
MX1/MX3/MX4/MX5 | Fundo branco e número preto |
Torna-se obrigatório um espaço de 45 mm na parte superior do number plat das motocicletas, que ficará a disposição da Associação Elite MX.
Elite MX | 1 (uma) bateria de 30 (trinta) minutos mais 2 (duas) voltas |
MX1 e MX2 | 2 (duas) baterias de 30 (trinta) minutos mais 2 (duas) voltas |
MX2JR | 1 (uma) bateria de 30 (trinta) minutos mais 2 (duas) voltas |
MXJR e MX3 | 1 (uma) bateria de 20 (vinte) minutos mais 2 (duas) voltas |
50cc, 65cc, 230cc, MXF, MX4 e MX5 | 1 (uma) bateria de 15 (quinze) minutos mais 2 (duas) voltas |
A prova da Elite MX ocorrera junto com a segunda bateria da MX1 e MX2. Isso originará uma uma única bateria incluindo as três categorias (Elite MX, MX1 e MX2), com pontuação, troféus e pódio separados.
Pilotos aptos para participação na classe Elite MX:
– 10 melhores tempos no cronometrado da MX
– 10 melhores tempos no cronometrado da MX2
– Mais outros 12 pilotos da classe MX2 ou MX1
– 02 melhores classificados da MX3 também poderão participar.
As provas das classes MX1 e MX2 serão disputadas em duas baterias. A primeira será separada e a segunda junto com a Elite MX. Isso unirá as três categorias com pontuação, troféus e pódio separados.
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