A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, realizou uma pesquisa para entender a intenção de compra de motos em 2022. O estudo revelou que 76% dos entrevistados têm intenção de comprar ou trocar de moto em 2022 e, desses, mais da metade pretende utilizar o veículo para passeio ou para se deslocar até o trabalho.
Entre os entrevistados que já possuem moto (33%), o desejo por um modelo seminovo ou usado ficou em 83%. Comportamento semelhante foi observado entre aqueles que estão se preparando para comprar uma moto neste ano (84%).
Em relação às categorias, os respondentes proprietários de motos têm preferência por Trail e Big Trail, seguidas pelas esportivas e scooters. Entre os que não têm moto, embora o principal motivo da compra seja para lazer (48%) e deslocamento para o trabalho (38%), as categorias escolhidas foram Street, Scooter e Custom.
“A pesquisa trouxe insights importantes sobre o comportamento do consumidor que pretende adquirir uma moto. A pandemia acelerou a busca por esse tipo de veículo devido ao custo (que é mais acessível do que de um carro) e também por conta da possibilidade de utilizá-lo para trabalho, além do lazer. Na Webmotors, contamos com mais de 4 mil ofertas de motos, além de uma série de serviços e produtos para facilitar a compra e venda com toda segurança e comodidade”, afirma Cris Rother, CMO & Consumer Products da Webmotors.
Sobre a forma de pagamento, a quitação à vista (50%) e o financiamento parcial (39%) são as principais opções para os usuários que já possuem uma moto. Já entre os que ainda não têm esses veículos, 35% indicaram a opção pelo financiamento parcial e 20% pelo total. “A parceria entre a Webmotors e o banco Santander garante aos nossos consumidores taxas diferenciadas de juros e financiamento”, diz Rother.
*Estudo realizado entre 10 e 12 de janeiro, com clientes da Webmotors.