Buracos, troncos, pedras e raízes são alguns dos obstáculos que enfrentamos quando pilotamos nas trilhas. Mas não é só de problemas que elas são feitas. As retas longas fazem com que a adrenalina fique a mil, deixando qualquer um louco para acelerar um pouco mais e pilotar nas trilhas com perfeição. Para fazer isso, fique atento a alguns elementos e garanta uma direção de qualidade.
Alguns exemplos são as árvores e o mato que podem esconder outros pilotos ou até mesmo animais. Então, seja cuidadoso neles e, se você não enxergar o que está pela sua frente em algum momento da trilha, reduza a velocidade.
Pois isso pode atrapalhar as outras pessoas que estão a sua volta. Instale um silenciador de escapamento.
Se está em grupo, mostre para quem vem do lado oposto quantas pessoas estão atrás de você. Por exemplo, num grupo de seis pessoas em que você é o líder, sinalize com cinco dedos e o próximo deve mostrar quatro dedos e assim por diante – até o último levantar o punho fechado.
Diferentemente do Motocross, ao pilotar nas trilhas, você precisa tomar cuidado com obstáculos. Por isso, evite acelerar sem motivo para não machucar ninguém – e nem a si mesmo.
Nem sempre todos decoraram o destino ou têm mapas para se guiarem. Aproveite para esperar por eles e até para checar se alguém precisa de alguma coisa.
Carregue um kit de primeiros socorros para você e para a moto. Se está em grupo, combine um lugar para se reagrupar, caso alguém se perca. Escolha um local onde seja possível pedir informações para outras pessoas – pilotos ou moradores da região.
Fique de pé para ter mais controle da moto, além de uma visão melhor. Aperte o tanque da moto com os joelhos, deixe o abdômen durinho e olhe para frente. Assim, não há chances de erros e você vai pilotar nas trilhas com perfeição.
Não seja nem muito lento, nem muito rápido. O ideal é engatar a marcha mais baixa com o giro um pouco mais alto, buscando o torque do motor. E coloque o corpo mais para frente da moto enquanto você está de pé.
Inicialmente, eles vão doer e você vai achar muito ruim, porque terá a impressão de que não consegue segurar o guidão direito. Mas se eles ficarem certinhos, as reações são mais rápidas. O mesmo vale para a embreagem.
Quando chegar ao obstáculo, faça um pouco de força puxando o guidão para cima, evitando que a frente caia. O jeito certo de cair é com a roda traseira ou com as duas juntas.
O que faço no barro? Fique com uma velocidade reduzida, mas o giro do motor alto para que o pneu se mantenha limpo e não fique preso nas canaletas.
E na areia? Deixe a roda da frente mais leve, inclinando o corpo para trás, o que vai dar mais tração à moto.
E nas pedras? Aumente o peso na roda dianteira para evitar que ela saia. Se for uma decida, fique mais atrás no banco e freie com a roda traseira. Assim, você evita que a roda dianteira trave e você caia no chão.
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