Qual a importância das luvas?

Créditos: MxParts.
Publicidade

Mesmo sendo deixada de lado por vários motociclistas, as luvas estão em segundo lugar no ranking de importância, logo atrás do capacete. Elas protegem uma área muito sensível, flexível e que, ao sofrer qualquer atrito nas corridas, não traz danos para a pele ou para as articulações. Por isso, é importante ficar atento às principais características das luvas para não correr nenhum risco durante as competições:

Detalhes

Costura: é indicado ter costuras duplas, que são mais resistentes caso haja impacto nas mãos.

Ventilação: alguns modelos possuem entradas de ar, que dão mais conforto ao piloto e deixam que ele fique suando sem ter problemas.

Fechos: as uvas com cano longo normalmente possuem dois fechos de velcro. O mais extenso ajusta o cano no diâmetro do casaco e o segundo serve para segurá-la nas mãos. Esta segunda é muito importante pois impede que a luva saia durante a corrida.

Conforto em primeiro lugar: escolha o item que seja flexível e que não comprometa a sensibilidade dos dedos.

Proteções: fique atento se a luva possui proteção nas palmas da mão, na parte superior e nos dedos.

Material

O couro é um ótimo tecido porque é flexível e garante toda a proteção das mãos. Algumas opções misturam ele com tecido, o que pode ser bacana para quem anda de moto nas ruas. Só fique atento com materiais sintéticos, porque ele não resiste à abrasão.

Onde vou usar?

Competição esportiva: a luva precisa ser profissional, com costura dupla, proteções com material bem resistentes nas palmas, dedos e punho.

Estrada: couro com cano logo pode ser uma boa opção. É indicado que o cano fique por cima do punho da sua blusa para que o vento não entre pela manga.

Pelas ruas: quem fica só na cidade pode usar uma luva curta de couro ou de tecido. A vantagem é que a maioria fica sempre ventilada.

Com informações da WebMotors.