terça-feira, setembro 22, 2020
14.1 C
São Paulo

Qual o jeito certo de limpar o equipamento após uma corrida?

Após uma competição em um dia quente e em um lugar cheio de barro, você fica feliz de retirar o seu equipamento. Isso porque você se livra da sujeira e do suor acumulados nas roupas e nos acessórios durante a pilotagem. Ao mesmo tempo que sente um alívio, uma questão logo vem à sua cabeça e não sai de lá tão cedo: qual o jeito certo de limpar o equipamento? Logo de cara pode parecer algo difícil. Mas, com algumas dicas espertas dá, sim, para deixar tudo certinho e pronto para uma próxima corrida. Quer ver?

Calças, camisas e luvas

Seu uniforme provavelmente consiste em uma mistura de tecidos, mas são grandes as chances de ele ser feito de poliéster e couro. Então, siga as instruções da etiqueta das peças e coloque-as na máquina de lavar. E preste atenção! Não jogue calças, camisas e luvas sujas de lama dentro da máquina sem antes fazer uma lavagem prévia. Ou seja, retire os pedaços de sujeira dos mesmos e também de passe água e sabão neutro nas áreas mais endurecidas da peça, ok?

Após o processo, opte por deixar as peças ao ar livre. Elas demorarão cerca de 1 hora para ficarem livres de umidade, pois os seus tecidos são desenvolvidos para a rápida secagem – como são feitos para a pele “respirar”, eles secam num instante.

Capacete

Em primeiro lugar, retire o forro, local onde fica todo o seu suor. Use um detergente suave e água para higienizá-lo e deixe secar ao ar livre. Lave o interior e exterior do capacete com sabão ou detergente junto com a água e deixe secar naturalmente. E nunca use nada muito forte para lavá-lo, porque o produto pode arruinar o equipamento.

Botas

Utilize detergente suave com água e um escovão para retirar a sujeira das suas botas. Remova, também, as botas internas para fazer uma lavagem à mão. Após a limpeza, deixe as botas viradas para baixo para escorrerem e secarem completamente.

Óculos

Tire as lentes e lave-as com sabão neutro e enxágue. Lave o restante dos óculos cuidadosamente e enxágue também. Passe uma toalha macia nas lentes, no restante dos óculos e deixe a alça secar ao ar livre.

Outros equipamentos de proteção

Quando você questiona “qual o jeito certo de limpar o equipamento?”, deve considerar, também, outros elementos usados na corrida. Protetores de joelhos e de peito são feitos de plástico, então, vale a pena passar água com ajuda de uma mangueira após a competição e deixar secar livremente. Protetores de tornozelos, suportes de ombro e outros equipamentos de fábrica podem ir à máquina de lavar, mas, antes de tudo, cheque a etiqueta para saber se isso realmente pode ser feito. Se tiver dúvidas, opte pela lavagem manual para retirar suor, sujeira e evitar o risco de estragar o seu equipamento na máquina.

O que achou das dicas? Você tem outras que te ajudam na hora de lavar o equipamento pós-corrida? Deixe sua opinião nos comentários. 🙂

Com informações do MotoSport.com.

As mais lidas...

close