Após uma competição em um dia quente e em um lugar cheio de barro, você fica feliz de retirar o seu equipamento. Isso porque você se livra da sujeira e do suor acumulados nas roupas e nos acessórios durante a pilotagem. Ao mesmo tempo que sente um alívio, uma questão logo vem à sua cabeça e não sai de lá tão cedo: qual o jeito certo de limpar o equipamento? Logo de cara pode parecer algo difícil. Mas, com algumas dicas espertas dá, sim, para deixar tudo certinho e pronto para uma próxima corrida. Quer ver?
Após o processo, opte por deixar as peças ao ar livre. Elas demorarão cerca de 1 hora para ficarem livres de umidade, pois os seus tecidos são desenvolvidos para a rápida secagem – como são feitos para a pele “respirar”, eles secam num instante.
Em primeiro lugar, retire o forro, local onde fica todo o seu suor. Use um detergente suave e água para higienizá-lo e deixe secar ao ar livre. Lave o interior e exterior do capacete com sabão ou detergente junto com a água e deixe secar naturalmente. E nunca use nada muito forte para lavá-lo, porque o produto pode arruinar o equipamento.
Utilize detergente suave com água e um escovão para retirar a sujeira das suas botas. Remova, também, as botas internas para fazer uma lavagem à mão. Após a limpeza, deixe as botas viradas para baixo para escorrerem e secarem completamente.
Tire as lentes e lave-as com sabão neutro e enxágue. Lave o restante dos óculos cuidadosamente e enxágue também. Passe uma toalha macia nas lentes, no restante dos óculos e deixe a alça secar ao ar livre.
Quando você questiona “qual o jeito certo de limpar o equipamento?”, deve considerar, também, outros elementos usados na corrida. Protetores de joelhos e de peito são feitos de plástico, então, vale a pena passar água com ajuda de uma mangueira após a competição e deixar secar livremente. Protetores de tornozelos, suportes de ombro e outros equipamentos de fábrica podem ir à máquina de lavar, mas, antes de tudo, cheque a etiqueta para saber se isso realmente pode ser feito. Se tiver dúvidas, opte pela lavagem manual para retirar suor, sujeira e evitar o risco de estragar o seu equipamento na máquina.
O que achou das dicas? Você tem outras que te ajudam na hora de lavar o equipamento pós-corrida? Deixe sua opinião nos comentários. 🙂
Com informações do MotoSport.com.
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