A Royal Enfield apresentou a motocicleta conceito SG650 nesta semana, no Salão de Milão, o EICMA. O protótipo marca a comemoração dos 120 anos da fabricante indiana, sendo resultado da Equipe de Design da empresa de motos. No visual, fortes são as inspirações na recém-lançada no Brasil Meteor 350. Confere só:
Royal Enfield SG650 – Uma Super Meteor 350
A Royal Enfield SG650 Concept é o resultado de um desafio lançado pelo Chefe de Design, Mark Wells, junto à Equipe de Design Industrial da Royal Enfield. Segundo a fabricante, a mensagem da construção do conceito trata sobre a celebração da “transição”. Por isso vemos uma moto neo-retro. O time responsável pela criação preferiu não realizar um modelo sobrecarregado com referências do passado. Com isso, os indianos já apontam para o futuro.
O público já aguardava a revelação do conceito, que chegou até mesmo cogitar a revelação da KX. Seria uma obra movida com um bicilíndrico duplo em V. Uma custom e tanto, mas a marca preferiu mesmo utilizar o propulsor que equipa as Interceptor e Continental GT 650 para esse exercício de construção, o propulsor dois cilindros em linha (Twin).
No entanto, em termos de design a SG650 bebe mesmo é da fonte da Meteor 350. A silhueta que corre desde o tanque de combustível, passando pelo banco e até mesmo carenagem lateral dizem muito disso. Se alguém já sonhou com uma Meteor em maiores proporções pode se dar por satisfeito com o conceito. Sem dúvidas um belo esboço de um modelo que gostaríamos de ver nas ruas.
Veja também:
Uma grande custom Royal Enfield
A SG650 utiliza front-end de alumínio polido e existem alguns elementos nesta motocicleta que foram vistos pela primeira vez em uma Royal Enfield. Isso porque muitas das peças e componentes foram individualmente fabricadas, ou projetadas exclusivamente para ela. O tanque foi usinado em CNC, vindo a partir de um bloco sólido de alumínio. Assim como os aros das rodas fechados, em um conceito que lembra a Harley-Davidson Fat Boy.
Na dianteira vemos o garfo invertido, enquanto os amortecedores traseiros duplos são montados no loop do chassi. O clássico também é visto no assento flutuante de couro preto costurado. Segundo a marca, o conceito empurra criativamente os limites do que a Royal Enfield de amanhã poderia representar. Com isso, o que podemos é pensar que a fabricante indiana já ensaia um produto para competir entre as grandes custom no mercado.
Himalayan 650 cc
Se uma Super Meteor ainda é só um sonho ou exercício de design, existe outro modelo da marca que já pode estar mais próximo de virar realidade. A trail Himalayan é cotada para ganhar uma variante maior e mais potente. Atualmente o modelo é disponível também no país, movido pelo monocilíndrico com 411 cm³, rendendo 24,5 cv de potência e 3,2 kgfm de torque.
O upgrade mais óbvio e provável da moto deve acontecer com o já mencionado motor 650 cc da Interceptor e Continental GT. De acordo com um artigo publicado em meios especializados, já existem até duas versões da Himalayan para esse projeto, uma esportiva com rodas de liga leve e, uma aventureira com rodas raiadas.
Os modelos já ganharam o aval para serem realizados, de acordo com fontes do mercado indiano. No entanto, não devem chegar às ruas antes de 2024. Até lá o projeto pode até mudar de nome e dar origem a uma nova motocicleta. Vamos ficar no aguardo.