Ao primeiro olhar, é tão bonito quanto o capacete de andar de moto daquela marca famosa. Porém, o preço baixo é o primeiro indicador que nos faz cogitar a possibilidade de estarmos diante de uma cópia falsificada.
São as ‘réplicas‘, capacetes de baixa qualidade que imitam modelos caros mas nem de longe oferecem o seu nível de qualidade e proteção. Por isto elaboramos esta lista com dicas para saber se um capacete é original, para ajudar você a identificar frias, evitar problemas e não colocar sua segurança em risco.
1 – Confira o acabamento do capacete
O primeiro ponto é o mais óbvio e que mais salta aos olhos do condutor. Um capacete de qualidade oferece ao menos um nível minimamente razoável de acabamento. Fique atento às cores, grafismos e forração da parte interna.
Se o capacete for de uma marca famosa ou linha mais cara, no entanto com um acabamento deixando a desejar, é um sinal de alerta. Mas mesmo os mais simples não escapam de serem falsificados. Atente-se à qualidade do produto, afinal ele tem a missão de lhe proteger..
2 – Cheque a autenticação do selo Inmetro
Um capacete para estar de acordo com a legislação brasileira precisa ter as fitas refletivas nas posições laterais, traseira e frontal. Além disso, condições de travamento da cinta jugular e o mais importante: a existência do selo de certificação do Inmetro.
É possível verificar se o selo está de acordo com o capacete ou se trata-se de uma falsificação. Isso pode ser feito através do link do Inmetro aferindo se o número de lote e se demais informações conferem com o item. Saiba o passo a passo aqui.
3 – Confira etiqueta do distribuidor
Antes de adquirir um capacete e descobrir que ele é falsificado, existem meios de se evitar uma compra equivocada. Adquira sempre um item de um ponto que ofereça uma procedência confiável. Confira a etiqueta do distribuidor!
Além disso, especialmente no comércio online, é possível encontrar capacetes que são cópias não autorizadas, “as replicas”. Essas falsificações de modelos de grandes marcas podem confundir a primeira vista, mas não contam com todos os itens de segurança e procedência.
4 – Desconfie de preços muito baixos
O barato sai caro… Você já deve estar cansado de ouvir. No entanto, esse é caso na compra de cópias baratas de capacetes. Desconfie sempre de ofertas muito convidativas, com preços abaixo da média. Confira bem o item, se possível compare o mesmo modelo em diferentes pontos de venda. Não caia no prejuízo e faça uma única compra consciente.
Veja também:
5 – Escolha um equipamento de qualidade
Um capacete de qualidade e procedência garante muito mais que passar na blitz sem multa. Oferece um mínimo de segurança em caso de uma queda de moto! Evite a compra através de terceiros e mesmo de peças de segunda mão já muito utilizadas. Mais uma vez, atenção à procedência.
Além disso, um capacete que sofreu uma queda severa deve ser trocado! Mesmo que o item conserve seu selo do Inmetro, seu potencial de proteção só é garantido conforme as instruções indicadas no manual do fabricante. Capacete é proteção, não descuide.