Quem acompanha a MotoGP, muitas vezes, idealiza a vida dos pilotos. Quem não gostaria de ser muito bem pago para fazer o que ama? Mas saiba que existe um enorme sacrifício pessoal por parte dos atletas para atingir alto desempenho. São rotinas de exercícios, dietas calibradas, preparação mental e muitas outras atividades antes de subir na moto e acelerar.
As condições para aguentar uma temporada da principal categoria de motovelocidade são desafiadoras. Para se ter uma ideia, o calendário deste ano será o mais extenso de todos os tempos, com 21 etapas – em um mesmo mês correm até 3 GP ‘s em localidades distantes!
Além disso, as velocidades alucinantes e as pistas desafiadoras da MotoGP são os mais difíceis. Vale destacar que o regime de treino dos pilotos de MotoGP é distribuído em quatro períodos do ano: pré-temporada, período de corridas, pausa de verão, final de temporada.
Veja também
Como é o treino físico dos pilotos da MotoGP
Na pré-temporada, os pilotos da MotoGP são instruídos a realizar sucessivas séries de exercícios aeróbicos, visando aprimorar a força e a resistência. Neste período, os profissionais trabalham em média 6 horas por dia durante seis dias por semana. Os exercícios mais realizados envolvem treinamento com pesos, cordas, faixas, malhação com máquinas e atividades similares ao do crossfit.
Já nos meses de corridas, a carga de treinos é reduzida e rolam mais exercícios com foco em habilidades de pilotagem. No final da temporada, época em que os atletas já estão muito desgastados, as equipes costumam propor outros esportes para descontração e exercício físico, tais como badminton, basquete, futebol, etc.
O que não muda, independente do momento da temporada, são os fundamentais treinamentos cardiorrespiratórios. Para visualizar na prática estas descrições, confira esta série de vídeos do piloto Maverick Viñales realizando seu treinamento.
Como é a dieta de um piloto
A alimentação balanceada é vital para o bom desempenho dos atletas. Toda equipe esportiva de excelência possui serviços de acompanhamento de nutricionistas. Nos dias que antecedem as corridas, os pilotos são instruídos a se alimentar de grandes quantidades de glicose, aumentando carboidratos (massas, frutas, arroz, pão) e a reduzir os níveis de proteína, comendo menos carne no geral.
Na fase de treinamentos é promovido um desjejum ou um breve almoço duas horas antes do início de cada sessão. O menu é caracterizado por ter massas e legumes para o almoço e peixe para o jantar. Importante destacar que não é utilizado sal!
Todos os pratos são preparados com significativa redução da quantidade de gordura, principalmente de carne e peixe. Um ingrediente da cozinha que ganha notoriedade é o óleo de coco. Este óleo é conhecido por propriedades que contribuem no tratamento de certas doenças, combate a fadiga, possui propriedades antioxidantes, antienvelhecimento, antimicrobianas e regula problemas digestivos.
Rotina nos três dias de atividade em um GP: desjejum às 8: 00h da manhã, almoço entre 11:30 e 12: 00h ao meio-dia para estarem preparados e com a digestão feita quando as luzes ficarem verdes. Acompanhe este vídeo sobre um dia na rotina do piloto de MotoGP, Miguel Oliveira.
A preparação mental dos atletas
Com a evolução da psicologia do esporte e da disseminação de conhecimentos psicológicos, os campeonatos de elite, como a MotoGP, buscam potencializar esta temática. Os pilotos sofrem enorme pressão em diversos aspectos. Seja para atingir resultados, conviver com traumas e medos de acidentes fatais, etc. A preparação psicológica é algo que integra toda a preparação do esportista.
Também é essencial desenvolver técnicas de soft skills, principalmente no que tange o relacionamento com colegas de equipe, engenheiros, chefes, mecânicos, etc.
Temporada 2022 da MotoGP
Está chegando a hora! Faltam poucas semanas para o início da temporada 2022 da MotoGP. A primeira largada do ano ocorre no dia 6 de março, com o GP do Qatar. Enquanto isso, os pilotos vêm realizando a pré-temporada em Sepang, na Malásia. A MotoGP terá sua temporada mais longa da história. Serão ao todo 21 etapas.
Para conferir mais detalhes do calendário, clique aqui.