Infelizmente, o transporte público brasileiro é deficitário, especialmente fora das grandes capitais. E por isso vemos cada vez mais pessoas adquirindo um carro ou moto para poder ir e vir por aí com tranquilidade.
Mas qual é melhor, automóvel ou motocicleta? A escolha precisa estar alinhada a alguns fatores, como: preferência pessoal, estabilidade financeira, necessidade familiar, dentre outros.
Iremos apresentar para você algumas opções que te ajudarão a realizar a escolha ideal para iniciar 2022 acelerando, seja sobre duas ou quatro rodas.
Carro ou moto: vantagens das duas rodas
Uma das principais vantagens das motocicletas está na economia. Menores e mais leves, as motos costumam rodar mais e gastar menos combustível – aproveite para ver motos que fazem mais de 50 km/litro.
E não é apenas no combustível que as motocicletas gastam menos. O custo da manutenção de uma moto é muito inferior, dado a menor quantia de componentes e o preço mais acessível das peças de reposição. Para se ter uma ideia, algumas motos sequer têm filtro de óleo.
Como custam menos, os impostos (sobretudo o IPVA) também pesam menos no bolso dos proprietários. Outra importante economia é a de tempo, pois sobre duas rodas é mais fácil encontrar rotas alternativas para fugir do trânsito, além de poder circular nos corredores.
Por fim, é possível usar a moto para trabalhar. Se você deseja prestar serviço para aplicativos de celular, por exemplo, as motocicleta possuem a vantagem de não precisarem passar por avaliação de modelo e ano, diferente da seleção criteriosa pela qual passam os carros.