Yamaha faz motor elétrico de mil cavalos para carro esportivo

Publicidade

A Yamaha está explorando o mercado dos motores elétricos e vai fornecer propulsores Hyper-EV para a Subaru. Essa cooperação entre as fabricantes japonesas é um esforço para equipar o STI E-RA EV, até o momento um carro conceito, mas que deve entrar no automobilismo futuramente.

 

Yamaha motoriza Subaru STI E-RA EV

A Yamaha Motor vai fornecer suas unidades de motores elétricos para a Subaru Tecnica International Inc. (STI). A divisão da fabricante de carros vai usar os propulsores para motorizar STI E-RA EV, apresentado neste mês no Tokyo Auto Salon 2022.

Subaru STI E-RA EV é motorizado pela Yamaha

O carro é um projeto de estudo da Subaru, com o objetivo de ganhar experiência e treinamento de novas tecnologias no mundo do automobilismo. Tudo isso, claro, com a meta da era neutra em carbono e focada no combate ao aquecimento global.

Por sua vez, o motor é acionado por uma bateria de íons de lítio com capacidade de armazenamento de 60 kWh. Um exclusivo sistema de vetorização de torque equaliza o equilíbrio do limite de aderência de cada uma das quatro rodas. Afinal, é um propulsor Yamaha disponível para cada uma delas!

O compacto e robusto motor Yamaha Hyper-EV

Combinado, o conjunto elétrico rende silenciosos 800 quilowatts de potência, ou seja 1.073 cv! Com esse poderio, o modelo já nasce de olho nos regulamentos para o automobilismo do futuro, a aguardada classe FIA E-GT. Neste ano, serão realizados experimentos em circuitos no Japão.

Veja também:

Conjunto terá um Hyper-EV em cada roda

Vai correr contra o relógio em Nürburgring

Os japoneses estão mesmo empenhados em mostrar o poderio na pista. Com isso, o primeiro objetivo do STI E-RA EV deve ser tentar registrar um tempo de volta de 400 segundos (6 minutos e 40 segundos) no circuito alemão de Nürburgring, a partir de 2023. Pelo visto, o futuro eletrificado da Yamaha promete muito!



Portal MX