Uma moto customizada pode seguir muitas linhas, adotar diferentes filosofias. Assim, é comum que surjam projetos extravagantes, que alteram a moto a tal ponto que fica impossível supor qual nome está escrito no documento. Como exemplo, uma KTM off-road transformada em cafe racer ou uma Triumph Trident 660 futurista praticamente refeita do zero.
Mas há vezes em que o menos é mais. Trabalhos em que intervenções pontuais reforçam o estilo do modelo sem que ele perca a sua identidade, chegando até a causar aquela sensação de ‘nossa, como a montadora não pensou nisso?’. É o caso desta Yamaha 125 cafe racer e, também, da Husqvarna Yellow Arrow que apresentamos abaixo.
Qualquer pessoa com um mínimo conhecimento prévio sobre os modelos da marca sueca sabe que estamos diante de uma Husqvarna Vitpilen 701. O ar moderno, linhas retas, chassi aparente, grande motor de um cilindro, guidão baixo. É uma moto que já saiu linda da fábrica, mas que poderia ficar ainda mais interessante.
Foi isso o que passou na cabeça da equipe da GRMoto, empresa dos Estados Unidos que desenvolveu um body kit ao modelo. Ele contém uma pequena moldura em torno do farol redondo, volumosas coberturas no radiador e um novo spoiler sob o motor. As mudanças são tão sutis que a equipe produz o kit em larga escala, podendo ser comprado por qualquer motociclista que queira deixar sua Vitpilen 701 idêntica a das fotos.
Na mecânica, mais intervenções pontuais. As suspensões convencionais deram espaço aos garfos invertidos da Showa, enquanto os freios passam a contar com pinças Brembo M50. Nos sistemas de admissão ou escape, apenas uma nova cor na ponteira do escapamento.
Desta forma, o motor seque intocado. É uma usina de um cilindro, arrefecida a líquido, com 4 válvulas e 692 cm³. Com injeção e acelerador eletrônicos, gera 75 cv de potência e 7,24 kgf.m de torque máximos, a 8.500 e 6.750 rpm. Já o câmbio de 6 velocidades conta com o apoio da embreagem deslizante. É, basicamente, o mesmo conjunto da KTM 690 Duke.
Veja também:
A Husqvarna está no rol de marcas com representação no Brasil, trabalho que fica a cargo da empresa Power Husky. Por aqui ela oferece basicamente modelos off road, mas em agosto do ano passado afirmou que traria ao nosso mercado a Svartpilen 401, um interessante modelo que une o design da família à consagrada mecânica da KTM 390 Adventure. Porém, o modelo ainda não chegou. Já a 701 não deve vir, afinal já saiu de linha no exterior.
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…