Dá para viajar de scooter? Sim, embora eles não costumem ser a nossa primeira opção para a estrada. E o motivo disso é óbvio, pois geralmente são iminentemente urbanos, pequenos e com pouca potência. No entanto, existem aqueles que são ponto fora da curva e se bobear se saem melhor que muita moto por aí na hora de pegar a estrada.
Viajar de scooter
1 – Suzuki Burgman 650
2 – Kymco AK 550
3 – Dafra Maxsym 400i
4 – Honda SH 300i
5 – Yamaha XMax 250
1 – Suzuki Burgman 650
O Suzuki Burgman 650 está entre aqueles modelos, que frente a motos pequenas, parecem uma verdadeira touring. Também não é para menos, tem grandes dimensões e espaço de sobra abaixo do banco. O scooter é movido pelo motor de 638 cm³, com potência de 55 cv a 7.500 rpm e 6,32 kgf.m de torque a 5.500 rpm.
Ele ainda conta com a opção de trocas manuais no câmbio CVT. O modelo tem baixo centro de gravidade – devido justamente a sua motorização praticamente horizontal. Com isso, apesar do peso de 269 kg, ele se mantém sob controle mesmo em altas velocidades. O Burgman deixou o mercado em 2019 e tem preços partindo dos R$ 17.136 (ano 2006) segundo a Tabela Fipe.
2 -Kymco AK 550
Mas se a Suzuki deixou o seu big scooter sair de linha do mercado, para o Brasil a representante da marca japonesa trouxe outra opção. A Kymco, também sob a gama de produtos da J. Toledo, tem no país o AK 550. Trata-se de mais uma escolha certeira na hora de viajar de scooter.
O modelo é movido pelo motor de dois cilindros em linha de 550,4 cm³. O conjunto tem potência de 51 cv a 7.500 rpm e torque de 5,2 kgf.m a 5.500 rpm. Um scooter que sobra em conforto e capacidade para as rodovias asfaltadas. Os freios ABS são assinados pela Brembo e possuem dois discos de 270 mm na dianteira e um de 260 na traseira. O preço de um zero parte dos R$ 62.790 na Fipe.
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3 -Dafra Maxsym 400i
Quer uma opção mais em conta, sem perder tanta potência? O Dafra Maxsym 400i tem motor de 399,3 cm³ com potência de 33,3 cv a 7.500 rpm e torque de 3,2 kgf.m a 5.500 rpm. A transmissão é do tipo CVT. Mas não se empolgue tanto, apesar de oferecer bom conforto e espaço, ainda estamos falando de um conjunto com peso robusto de 229 kg.
Entre os pontos fortes podemos destacar os freios ABS e sua velocidade máxima, próxima dos 140 km/h. Segundo teste do Motonline, o consumo ofereceu o bom rendimento do generoso tanque de gasolina com 14,7 litros de capacidade, registrando a média de 19,5 km/litro. O Maxsym 400i tem preço partindo dos R$ 33.490 na tabela.
4 -Honda SH 300i
O Honda SH 300i é um scooter compacto, numa pegada bem mais urbana. Não tem a mesma ciclística ou escoros para as costas dos anteriores, mas ainda pode ser uma boa opção para pegar a estrada graças ao desempenho do motor e proteção aerodinâmica gerada pela imensa bolha frontal. Tem motor de um cilindro, de 279,1 cm³, que desenvolve potência de 25,9 cv a 7.500 rpm e torque de 2,70 kgf.m a 5.000 rpm. Apesar de menor ele ainda tem freios ABS nas duas rodas e, claro, cambio CVT.
O SH 300i tem como diferenciais, frente aos modelos já citados, as rodas grandes de 16 polegadas. Além do piso plano aberto de lado a lado, que deixa os pés paralelos ao solo. O 300i tem iluminação de LED e sob o assento espaço para até 16 litros, que cabe um capacete fechado. Segundo a Fipe, um Honda SH 300 zero custa R$ 27.737.
5 – Yamaha XMax 250
Por último e não menos importante vamos falar do Yamaha XMax 250. Também um modelo menor, mas com a postura e design de scooter grande. A motorização fica a cargo do monocilíndrico de 250 cm³, que rende potência máxima de 22,8 cv a 7.000 rpm e torque de 2,5 Kgf.m a 5.500 rpm. O câmbio é do tipo CVT.
O principal destaque do XMax 250 é o controle eletrônico de tração, uma exclusividade na sua categoria no Brasil. Além disso, o modelo é confortável, característica ideal para viajar de scooter. O banco em dois níveis tem duas opções de apoio dos pés, junto ao estribo. Na traseira, as pernas não ficam flexionadas em excesso e a posição de pilotagem conta com guidão e para-brisa ajustáveis. O XMax parte dos R$ 28.751 na Tabela Fipe.