A KTM 890 Adventure está prestes a chegar ao Brasil. Aliás, já está por aqui, exposta no stand da marca no Festival Duas Rodas, que acontece no Autódromo de Interlagos até 28 de novembro.
A nova moto da KTM à venda no país desembarca nas concessionárias no decorrer do primeiro semestre de 2022. Se você gosta do design cheio de identidade, do desempenho do motor de 106 cv e 10,2 kgf.m de torque ou da proposta de aventureira raiz, pode não gostar muito de outro fator importante. O preço.
KTM 890 Adventure: preços no Brasil
Isto porque a KTM 890 Adventure custará mais caro que suas principais concorrentes. Segundo a marca, a versão de entrada terá preço sugerido de R$ 134.990, enquanto a topo de linha R partirá dos R$ 139.990. Com este valor é possível comprar duas Triumph Tiger 900 e ainda guardar uns belos trocados para a transferência e emplacamento, por exemplo. Ou quem sabe encher o tanque para a primeira viagem.
Preços big trail: KTM 890 Adventure |
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Modelo | Preço sugerido | |
1 | Triumph Tiger 900 GT | R$ 64.390 |
2 | Honda Africa Twin 1100 (versão de entrada) | R$ 73.520 |
3 | Triumph Tiger 900 Rally Pro | R$ 73.990 |
4 | Honda Africa Twin 1100 Adv DCT (topo de linha) | R$ 99.620 |
5 | KTM 890 Adventure | R$ 134.990 |
6 | KTM 890 Adventure R | R$ 139.990 |
Aliás, a 890 Adventure terá preço sugerido (que pode ser diferente do praticado pelas lojas) superior até mesmo que modelos que brigam no degrau acima da categoria. A líder de vendas BMW R 1250 GS Adventure custa ‘apenas’ R$ 119.900, quase o mesmo preço da brutal Ducati Multistrada 1260S, R$ 119.990. Com os R$ 20 mil de diferença dá para comprar um scooter 0km para ir ao trabalho, ou planejar a primeira viagem contornando a América do Sul.
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O que a 890 Adventure tem a oferecer
A nova big trail KTM foi apresentada no exterior no ano passado, substituindo a 790 Adventure. Por aqui vai estar disponível nas versões 890 Adventure, mais voltada ao asfalto (com para-lama rente à roda dianteira, para-brisa alto e outras exclusividades) e a R, com pneus de uso misto, para-lama alto e 40 mm a mais de curso em cada uma das suspensões.
As duas são movidas pelo mesmo motor. É um bicilíndrico em linha, com 889 cm³ e arrefecimento a líquido, que gera 106 cv de potência e 10,2 kgf.m de torque máximos, a 9.000 e 7.000 rpm, respectivamente. Para atingir os números, a usina recebeu uma série de pequenas melhorias recentemente, especialmente no comando de válvulas, pistões e virabrequim.
O câmbio é de 6 velocidades e conta com embreagem deslizante. Já os s freios têm sistema ABS – adaptado para curvas – que pode ser desligado, com direito a modo off-road. Aliás, a nova KTM Adventure tem um pacote eletrônico interessante. Em destaque, há 3 modos de condução, controle de tração sensível a inclinação, iluminação full LED e painel TFT de 5 polegadas.
As suspensões são WP Apex, com garfo invertido na dianteira e monoamortecimento atrás. Os cursos são de 200 mm nas duas rodas (240 mm na versão R) e não há ajustes, exceto de pré-carga na mola traseira. As rodas raiadas, claro, calçam rodas aros 18 e 21, atrás e na frente. Os pneus têm câmara.
Preço no Brasil
A título de informação, uma pequena volta ao mundo com a KTM 890 Adventure. Nos Estados Unidos, a versão R tem preço sugerido de 14.199 dólares, pouco menos de R$ 80 mil em conversão direta. Na nossa vizinha Colômbia, a topo de linha custa 70 milhões de pesos – quase R$ 99 mil. Já em sua terra natal, a Áustria, a R sai por 15.900 euros, aproximadamente R$ 101 mil.