domingo, setembro 27, 2020
20.5 C
São Paulo

Motocross: 8 dicas essenciais para os iniciantes nas pistas

O Motocross é um esporte que sempre está de braços abertos para receber novos competidores, não importando a idade ou quanto o piloto é experiente. Na realidade, para começar a correr, basta ter paciência, cuidado e estar sempre precavido, lendo as melhores dicas sobre as competições e a preparação do corpo. Abaixo, trazemos sugestões especiais para você, piloto iniciante no Motocross, que está a fim de competir por diversão e, quem sabe, ter um futuro na área.

Moto

É bacana investir um modelo de dois tempos, seja ele 125 ou 250. Assim, você terá mais oportunidades para aprender bastante e depois pilotar uma 250f (quatro tempos). Em relação ao custo/benefício da manutenção e da potência, a 250 (dois tempos) é a opção certa, mas exige um pouco de preparo físico. Outra sugestão são as motos 230cc, que são indicadas para pilotos com mais de 15 anos e tem bom desempenho nas pistas de velocross e motocross. O seu custo de manutenção também compensa bastante.

Tudo em seu lugar

Confira se os elementos da sua moto estão com o ajuste certo:

– Guidão: mais para frente.

– Manetes: um pouco abaixo do guidão.

– Pedal de marcha: um pouco acima da pedaleira ou no mesmo nível dela.

– Pedal de freio: um pouco acima da pedaleira.

– Garfos: posicionados mais para cima melhoram o desempenho nas curvas em baixa velocidade, mas pioram naquelas de alta velocidade. Se colocar mais para baixo, acontece o inverso.

*Leve a moto para um bom mecânico para que ele também acerte as suas suspensões e a carburação.

Equipamentos

São necessários: capacete, colete, luvas, botas, joelheiras ou braces, calça com proteção, camisa, cinta, óculos, protetor de coluna, protetor de pescoço e protetor de tornozelo.

Físico em dia

Dormir pelo menos 8 horas por dia, evitar bebidas alcoólicas, manter a alimentação saudável, além de praticar exercícios, sempre que possível, são fatores essenciais para ter um bom condicionamento.

Pesquise!

Antes de correr, você precisa saber se as corridas precisam de algum tipo de filiação ou federação para participar. Ou, veja, também, se você pode ter algum desconto. Se a corrida faz parte de um campeonato, a inscrição deve ser feita previamente. Também é essencial saber quais as categorias disponíveis para competir, as regras da corrida e, se possível, veja alguns vídeos da competição para se familiarizar com as pistas.

Treine

Dê algumas voltas na pista antes da corrida, caso seja possível. Isso dará ao seu corpo uma boa ideia que é competir em uma prova completa. Além disso, você terá mais noção de como é pilotar com outras pessoas ao seu redor. Ou seja, vai dar para ter uma ideia de como é possível superar os pilotos mais lentos, em que categoria se inscrever e quais são suas melhores habilidades na hora da competição.

Estou na pista. E agora?

Antes de colocar todo o equipamento, alongue os músculos e depois dê atenção à moto. Confira água, radiador, rolamentos e raios. Se tudo estiver funcionando bem, depois de aquecer a moto e entrar na pista, reconheça o percurso aos poucos e aqueça o corpo por, pelo menos, duas voltas.

O que eu devo comer?

Beba bastante água para se manter hidratado, coma alimentos leves durante o dia e entre as baterias. No café da manhã, prefira torradas, pães e frutas. Na hora de ir ao evento, leve barrinhas de cereais e sanduíches para comer durante os intervalos. Outra dica interessante é levar bebidas isotônicas que repõem os sais minerais depois de uma bateria intensa.

As mais lidas...

close