domingo, setembro 20, 2020
17.4 C
São Paulo

Sem fraudes! Veja 10 dicas importantes para aproveitar a Black Friday

No próximo dia 25 de novembro, será realizada a famosa Black Friday, tradição comum nos Estados Unidos que promove descontos de 70%, 80% ou até 90%  em seus produtos e vem se popularizado no Brasil.

Esta é uma data para se comprar produtos, em lojas nacionais e internacionais, por um preço muito mais acessível. Sabe o melhor de tudo? Não é preciso enfrentar multidões em busca de ofertas, já que diversas lojas disponibilizam descontos em seus sites. Mas, fique esperto. Nem tudo o que reluz é ouro. Promoções falsas, descontos mascarados e fretes abusivos, infelizmente, são muito comuns nessa época. Para ficar livre desses problemas, confira, abaixo uma lista com sugestões espertas para não marcar bobeira na hora de comprar seus produtos para as corridas:

pen-1751423_960_720

Liste o que você precisa

Não entre em sites descontroladamente e sem saber o que você realmente quer. As chances de comprar algo que não precisa ou perder tempo pesquisando valores são muito grandes. Para evitar isso, escreva uma lista com o que precisa (peças e equipamentos) e, também, em ordem de prioridade.

laptop-731904_960_720

Atenção às reviews

Durante a Black Friday, veja se a avaliação de outros compradores foi boa o ruim. Se tiver dúvidas, a Trustvox é a primeira e única certificadora de reviews no Brasil, que assegura a veracidade das mesmas. Ela tem o propósito de tornar sincero o padrão do mercado no e-commerce e, consequentemente, aumentar a confiança do consumidor na hora de efetuar a compra.

Créditos: Reprodução.
Créditos: Reprodução.

Será que é um desconto de verdade?

Existem muitas lojas que, na véspera da Black Friday, aumentam os preços dos produtos para depois baixá-los e enganar o consumidor. Um ótimo aplicativo gratuito que lhe ajuda nessa jornada é o Baixou Agora, que manda e-mail ou SMS informando se o preço do produto que você quer aumentou ou diminuiu e ainda confirma se o desconto é real ou não.

Créditos: Reprodução.
Créditos: Reprodução.

Hora de comparar os preços

Está a fim de fazer isso com facilidade? Então, aposte em sites de compras como Buscapé e Zoom, que ajudam a agilizar o processo. Além disso, alguns deles tem até mesmo um sistema de cadastro para que enviem e-mails quando as ofertas forem feitas.

security-265130_960_720

Santa segurança!

Para saber se o site é seguro, fique atento na ora da compra. Se ele tiver o certificado SSL, você pode compartilhar os seus dados, como o número do cartão de crédito, e aproveitar a Black Friday. Além disso, veja se a loja informa o CNPJ no rodapé do site, pois isso é obrigatório e pode ajudar em ações judiciais.

clock-939978_960_720

De olho no horário

Evite o horário de pico, entre 0h às 2h e das 12h às 14h, pois esses são os horários de maior lentidão na hora da compra.

time-273857_960_720

Foco na data de entrega + frete

Sempre verifique se o site oferece o serviço de rastreamento do produto e atenha-se ao prazo para a entrega. Nada de comprar aquele equipamento top para estrear na próxima corrida, que ocorre em poucas semanas, se o prazo para a entrega é de seis a sete semanas.

dollar-941246_960_720

Cuidado com o dólar

É importante ressaltar que, quando a compra é feita com o cartão de crédito, a cotação do dólar não será a do dia da compra e, sim, a impressa no dia da fatura do cartão.

credit-card-851502_960_720

Taxas inclusas nas compras internacionais

É de 60% do valor total da compra em reais, mas, nem sempre é obrada. Agora, os impostos que certamente serão cobrados são:

ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços): é cobrado por qualquer produto que ultrapasse as fronteiras municipais, estaduais ou nacionais.

IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados): direcionado aos produtos importados. A taxa é cobrada sobre o valor do produto e com taxas de importação já inclusas.

IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): compras com cartão de crédito no exterior, mesmo que a cobrança seja feita em reais, serão taxadas com percentual de 6,38% deste tipo de imposto.

Imposto sobre Importação de Produtos Estrangeiros: todos os produtos que chegam de outros países são taxados com este imposto.Essa taxa de importação é cobrada sobre o produto. Se a quantidade de produtos comprados excederem o valor de 500 dólares e não forem declarados (o que é considerado ilegal), é aplicada uma multa de 50% sobre o valor excedido. Entretanto, tudo depende do tipo de produto que está sendo importado ou exportado.

sem-titulo3

Reclame!

Apesar de todo o cuidado, você caiu na fraude de uma loja? Não hesite e reclame. Primeiro, fale com a SAC da loja para solucionar o problema. Não deu certo? Então, registe uma queima no Reclame Aqui para que eles façam a mediação entre você e a loja.

E mais…

Confira algumas lojas que também estão com descontos durante a Black Friday:

As mais lidas...

close