O jeito certo de fazer curvas perfeitas

Créditos: AMA SX.
Publicidade

Fazer curvas certinhas nas pistas de Motocross não é algo nada fácil. Mas passar um tempo treinando para aperfeiçoar sua técnica pode ser a chave para o sucesso nas competições. Antes de correr para a sua moto, veja dicas especiais para fazê-las perfeitamente e sair na frente dos seus adversários.

MX ACTION | 10 técnicas para pilotar com perfeição nas trilhas

Começando pelo básico…

Fique com a cabeça erguida durante a pilotagem. Isso é muito importante para que você veja toda a curva (desde a entrada até a saída) e não apenas no interior dela. Preste atenção enquanto estiver sentado e desloque o peso para frente da moto esticando a perna para dentro da curva. Nesse caso, isso ajuda a ter mais tração nas duas rodas, além de evitar que a traseira deslize.

Outros detalhes

Quando você começa a fazer as curvas pode parecer esquisito. Ainda mais porque é natural usarmos a perna para ter mais equilíbrio. Mas a sua não deve servir como contrapeso. Então, mantenha os pés nos apoios o máximo de tempo possível – antes e após a curva.

Uma ideia bacana é começar a esticar a perna quando você sai da posição de pé para a sentada. Fique com os dedos do pé para cima e deslize, também, o pé para perto do chão.

E atenção não bobear na hora da curva! Porque se estiver com posição ruim e com o pé pouco levantado, ele pode ficar preso na pista e resultar num ferimento grave.

Curva lisa/plana

Dependendo do tipo de curva, a dificuldade pode aumentar para você, já que a moto pode deslizar. Nessa situação, desacelere e procure uma linha mais tranquila e uma área que lhe dê mais tração. E esteja atento: se o terreno estiver muito duro, desacelere ainda mais.

Curva com terra

Deixam que a curva seja feita mais rapidamente, pois dá mais tração. Mas como há um pouco mais de margem para erro do que nas curvas normais, tenha cuidado com a aceleração.

Curva com buracos

Olhe para frente e alinhe a moto para que a roda dianteira e a traseira não caiam nem buracos. E não é porque deu certo na primeira que na segunda curva as coisas serão as mesmas. Fique sempre esperto!

E mais!

Curtiu nossas sugestões? Deixe a sua opinião nos comentários!