A marca de motos chinesa Zontes pode ser a próxima gigante do país a oferecer seus produtos no Brasil. A informação de que ela será mais uma das representadas pelo grupo JTZ ainda não é oficial, mas tem ventilado no mercado nacional. Vale lembrar que a JTZ já comercializa as motos da Suzuki, Kymco e Haojue, também chinesa.
Zontes pode vir ao Brasil
Desta forma, os modelos da Zontes seriam vendidos nas concessionárias onde já encontramos as motocicletas das demais marcas, especialmente da Suzuki. Haveria então um leque de 4 marcas sob o guarda chuva da JTZ, Suzuki, Haojue, Kymco e a novata Zontes.
Além dessa chegada, existe uma possibilidade de que por aqui seriam disponibilizados três modelos. As favoritas são as 310 V, 310 T2 e 310 R, uma street, uma trail e uma naked com finalidades distintas e conjuntos mecânicos similares.
A Zontes inaugurou recentemente sua representação oficial na Colômbia. E a chegada ao segundo maior mercado da América do Sul mostra que a empresa quer ainda mais. Vale lembrar que a marca já tem negócios em países como Argentina, Chile e Uruguai.
Veja também:
Linha Zontes 310
Todas as três motos das da Zontes (310 V, 310 T2 e 310 R) são movidas pelo mesmo motor monocilíndrico de 312 cm³. Um propulsor de quatro válvulas, comando simples no cabeçote e refrigeração líquida. Ele entrega potência de 35 cv a 9.500 rpm e torque de 3 kgf.m aos 7.500 giros. O câmbio é seis marchas com transmissão secundária por corrente.
Um motor parecido, mas não igual, ao utilizado nas BMW G 310 GS e G 310 R. A capacidade cúbica, potência e torque são similares. No entanto, a Zontes produz seus motores na China e a BMW produz na Índia, pela parceria com a TVS.
A street Zontes 310 V tem um visual de custom moderna, inspirado na Ducati Diavel. O modelo tem rodas de liga leve, escape curto e suspensão dianteira com garfo invertido. As referências à moto italiana estão também no desenho do quadro em treliça.
Já a Zontes 310 T2 é a versão de uso misto, com suspensões de maior curso. Desta vez, o desenho bebeu das fontes da Triumph Tiger, entre outras big trail. Tanto o modelo V quanto o T2 tem painel em tela de TFT, com conectividade via Bluetooth para o smartphone.
Enquanto isso, a Zontes 310 R é uma naked, mais esportiva que a versão V. Assim como as outras duas motos, tem dois modos de pilotagem – econômico e esportivo. No entanto, tem painel de LCD em formato tradicional.
Ainda é cedo para falar em datas ou preços das motos Zontes no Brasil. Se ela de fato vier, o grupo JTZ deve comunicar oficialmente em breve. Estamos ansiosos!