quarta-feira, setembro 30, 2020
35.7 C
São Paulo

Qual a alimentação ideal para o piloto?

Da mesma forma que a moto precisa do combustível e tratamento adequados para funcionar corretamente durante as competições, o seu corpo também precisa de bastante atenção. Além da preparação física certa, a alimentação é um ponto importante para ser tratado entre os pilotos. Você come bem? Corre em jejum? Não toma muita água? Veja quais são os pontos principais sobre esse assunto e não corra nenhum risco durante os campeonatos!

Alimentação equilibrada

Para ter um bom rendimento, o piloto deve ter uma refeição balanceada e com, pelo menos, um alimento do grupo de energéticos, de construtores e de reguladores. Dessa maneira, ele consegue todos os nutrientes para o organismo ficar saudável e funcionar bem.

  • Energéticos

Como o próprio nome já diz, eles nos trazem energia para os trabalhos durante o dia e também para o funcionamento do corpo durante a noite. Todos os alimentos fornecem energia para as pessoas, mas uns trazem mais benefícios do que outros. Por exemplo: pão, biscoito, bolo, doces, sorvete, arroz, macarrão, milho, mandioca, batata e farinhas.

  • Construtores

Nosso corpo consegue cicatrizar os ferimentos, além de manter o crescimento de unhas, pele e cabelo. Para que isso continue ocorrendo de um jeito saudável, é essencial consumir alimentos como carnes (frango, boi, peixes), leite, ovos, feijão, entre outros.

  • Reguladores

Estes previnem gripes/resfriados, ajudam na digestão e mantêm o seu corpo funcionando adequadamente. Os principais nutrientes que eles devem ter são as vitaminas (A, B, C, D, E, K) e os minerais (cálcio, ferro, fósforo, zinco). Alguns exemplos de alimentos são: banana, laranja, cenoura, alface, couve e agrião.

Bons hábitos

  • Coma calmamente. Assim, sua digestão é mais tranquila e o seu rendimento nas corridas é melhor;
  • Nunca pule o café da manhã! Desse jeito, você não tem energia para correr e perde peso com mais facilidade;
  • Não tome café muito tarde, pois você sente mais fome e acaba consumindo alimentos mais gordurosos que trazem mais malefícios do que benefícios para o seu corpo;
  • Desligue a televisão e fique longe do celular enquanto você come. Esses detalhes parecem bobos, mas distraem sua mente e o seu corpo não assimila direito a quantidade de alimento que você está consumindo;
  • Coma mais carnes grelhadas, cozidas ou assadas. Evite as frituras.
  • Faça três lanches leves por dia. Assim, você dá um up na sua disposição na hora de correr e não sente tanta fome nos intervalos entre as refeições;
  • Beba bastante água para se manter bem hidratado.

As mais lidas...

close