Como trocar pneu de moto? Veja nossas dicas e fique preparado!
Pneu furado é sempre sinônimo de dor de cabeça. Muito se fala sobre como trocar pneu de carro, mas você sabe como trocar pneu de moto? O ideal é levar sua moto direto a alguma borracharia, mas se você quer não quer arrastar sua magrela por quilômetros (caso o imprevisto aconteça em um local isolado), é bom saber pelo menos como remover as rodas e facilitar o transporte para a troca no borracheiro. Caso você queira fazer todo o processo, também mostraremos como remover o pneu da roda e como fazer pequenos reparos na câmara. Vamos conferir?
Roda dianteira
Das duas, essa é a mais fácil. Basta tirar a porca e empurrar o eixo para fora que a roda se desmonta sozinha. Não é preciso soltar os cabos de freio ou do velocímetro, pode deixar tudo ali que eles ficarão bem.
Talvez você precise usar um bloco de madeira para ajudar o eixo a sair do lugar, ou então movimentar um pouco a roda, mas assim que soltar basta tirar a roda dos componentes do freio e levá-la ao borracheiro, pra não ter que empurrando sua moto até lá. Preste atenção para não contaminar a superfície do tambor ou disco de freio com graxa!
Atenção também para não perder a bucha distanciadora, que pode sair rolando por aí e sumir de vista.
Na hora da montagem é só seguir a ordem inversa, sem erro. Se a roda for do tipo freio a tambor, pode ser preciso afrouxar a regulagem para facilitar a montagem. Mas sob hipótese alguma esqueça de reajustar! Se a roda for do tipo freio a disco, as pinças estarão fechadas e não se encaixarão no disco, daí você deve introduzir uma chave de fenda entre as pastilhas de freio e forçar a abertura, elas se afastarão e ficará fácil encaixar a pinça novamente no disco.
Roda traseira
Essa é um pouco mais complicada, mas nenhum bicho de sete cabeças pra quem quer saber como trocar pneu de moto. Prepare panos, areia e sabão para lavar as mãos, ou então use luvas e pule a parte de lutar contra a sujeira (porque ela irá acontecer!). Na hora que você remover a roda a corrente irá cair no chão, então cuidado para não pegar poeira e areia. Se necessário, coloque um papelão no chão para protegê-la.
Hora de começar! Retire a a porca e bata o eixo para fora, torcendo e forçando a roda para facilitar a saída. Logo que o eixo sair a roda já pode se deslocar para frente, facilitando o desencaixe da coroa da corrente. Lembre de não contaminar a superfície do tambor de freio (ou as sapatas) com graxa.
Assim como citado para a roda dianteira, não perca a bucha distanciadora, senão será impossível montar a roda novamente. Deixe tudo pendurado, depois é só reencaixar seguindo a sequência inversa.
Sem borracheiro, faça tudo você mesmo
Quer pular a parte do borracheiro e saber como trocar pneu de moto você mesmo? Sem problema! Acompanhe nos vídeos abaixo como remover os pneus (e as câmaras) das rodas, além de aprender também como fazer um reparo na câmara em caso de furo.
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